quinta-feira, maio 20, 2010

Alguma coisa de corpo e alma


“Mente sã, corpo são.” Mente sã, corpo são? A maior mentira de todos os tempos.

Corpo e mente de um lado são muito dependentes um do outro, mas, isso não tem nada haver com sanidade. Porque não há coisa mais insana do que esse conflito diário entre duas partes que são tão diferentes. (convergentes, divergentes, urgentes, de gente...) Corpo é a provocação que fazemos ao que pensamos às vezes, corpo vai contra os princípios que lutamos, o corpo não suporta hipocrisia.

O corpo é matéria bruta – por mais que alguns sejam leves-, é o concreto, é isso aqui que nasce, cresce, cria rugas, perde tesão e morre – talvez na velhice o corpo tenha a delicadeza. O corpo é sustentável. A mente não.
A mente é complexa, ás vezes profunda. A mente é também a alma. E a alma pesa, por mais leve que seja. É aquilo: “A insustentável leveza do ser”. De ser. Ser de alma sempre, é loucura, é procura constante e inquietação. A alma é o princípio (e precipício) da ambigüidade.

Corpo é dobra, fluídos e circulação. É física, química e biologia. É a oportunidade de ser e estar. Corpo é pura figuração, é teatro, é presente.
 
E diz o poeta Manuel Bandeira:

Arte de Amar

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
[...]
As almas são incomunicáveis.
Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

Deixa sempre o teu corpo, porque almas são como poetas. Nunca são coerentes.

2 comentários:

  1. muito bom o texto. mas ainda acho que alma e corpo sao inseparaveis, mesmo a alma sendo tao complexa (e o corpo tambem é) tudo que a sua alma deseja é resultado de alguma coisa que seu corpor precisa. a vida é muito bonita nao? a gente fica aqui tentando entender todas essas coisas que sentimos... ta lindo viu amiga? =D

    ResponderExcluir
  2. gabi, adorei o texto! parabéns!

    ResponderExcluir